LOKI

Falar, mostrar e ouvir sobre um gênio musical, deste país que tem uma qualidade musical absurda! Mas saber mostrar um ser que viveu e vivi numa sensibilidade e genialidade não é algo simples. Em Loki, conseguiram documentar da maneira mais sensível quem é Arnaldo Batista.

Simplesmente sem a existência dele não existiriam Os mutantes!

Arnaldo Batista foi a mente que criou e fez Os Mutantes, a banda brasileira que mostrou que é possível fazer música boa e diferente com raízes nacionais, mesmo que não tivessem toda a tecnologia.

O documentário, Loki, mostra como Arnaldo foi crescendo, vivendo e sonhando pela vida, desde sua genialidade criativamente musical até os dias de hoje. Passa pelas conquistas de um modo bem poético, mostrando o olhar ingênuo de Arnaldo, a cumplicidade que existia entre três mutantes – Sergio, Rita e Arnaldo – além dos outros que completavam este sonho. Uma pessoa com uma alma e coração infantil, que acreditava nas pessoas e em idéias, que levou a todos a sensibilidade de sua música. Através de depoimentos de diversos artistas, jornalistas e conhecidos, reforça a maestria deste artista e percebe-se a importância mundial, que ele tem, no mundo da música. Sean Lennon, diz que Arnaldo fez maravilhas na música, pois não tinha os meios; outro músico diz que para ele Os Mutantes têm uma importância maior que os Beatles; enquanto outro produtor diz que estar no show que marcou o “retorno” dos Mutantes era mais estonteante que ver Beatles. Este show de “retorno” foi em Londres.

Por outro lado, LOKI, mostra uma parte triste. O preconceito, o medo do desconhecido. Digo a rejeição ao Arnaldo Batista. Afinal, ele mesmo relata no filme, as vezes que fora internado em clínicas psiquiátricas por considerarem ele louco. Loucura que pôde ter começado quando experimentou LSD, ou com o fim do relacionamento com Rita Lee. Uma depressão que levou a outra viagem criativa, como o disco Loki, onde se percebe um Arnaldo Batista se entregando aos sentimentos com uma verdade única. Porém, as próprias pessoas que estavam ao redor dele, não o entenderam. A impressa e as gravadoras se “fecharam” para ele. Todos com medo dessa “loucura”. Em tal desespero por liberdade, diante de tanta desilusão, Arnaldo tenta voar, ficando dois meses em coma.

O filme conta essa desilusão vivida e a volta que deu. Com shows históricos em Londres e no parque do Ipiranga.

Sem apelações nem sentimentalismo, LOKI, relata as mais fantásticas passagens da vida de Arnaldo. Com uma linguagem dinâmica, fotografia fantástica e trilha pra lá de animal! É um documentário com uma produção e pesquisa perfeita, na qual a maneira de contar todos os fatos é tão dinâmica que não se percebe o tempo passar.

Besitos, Soleil!

 

Momento Van Filosofia

Depois de ver este documentário, percebi como rotulamos e temos medo de conviver com o que não entendemos. Pra maioria das pessoas é mais fácil fugir das coisas que entender-las. Principalmente quando falamos de humanos dentro da sua criatividade e sensibilidade. Arnaldo apenas é ano luz na frente de nossa mente e não tem medo de ser sensível.

Anúncios

3 Responses to “LOKI”


  1. 1 Lissa julho 3, 2009 às 11:54 pm

    nossa flor… só agora cai aqui!

    não sei o que sou mais… de designer só o coração e o diploma…

  2. 2 Bruno Radesca julho 5, 2009 às 2:41 am

    Gostei… acho que o governo não põe “Designer” pois é em ingles… por mais que a profissão de desenhista e designer sejam diferentes, talvez tenham chamado a todos de desenhistas… eu não acho ruim…

    hummm… olha só… gosto mais da roupagem antiga…

    vim te falar que criei um http://cancerianozen.blogspot.com/ te add lá…

    ps: fora que o logo do wordpress parece da wolkswagen… sei la…

    beijos

  3. 3 Julio Dias julho 5, 2009 às 3:00 pm

    Genial esse documentário! É impressionante a história desse grande musico, e ver o quanto ele estava a frente de seu tempo. Emocionante!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: