Cursinhos sem alunos?

Os cursinhos estão perdendo alunos, mas o número de pessoas com nível superior aumenta.
Na matéria de hoje no jornal a Folha SP, “Cursinhos perdem até 80% dos alunos” dos jornalistas Hélio Schwartsman e Laura Capriglione, eles colocam em discussão como os cursinhos hoje vem perdendo muitos alunos.

O sistema de vestibular para as faculdades públicas e as particulares tradicionais (PUC, Mackenzie, Cásper Libero, GV…) está sofrendo mudanças com a reforma do ENEM, no qual o governo pretende utilizar-lo como vestibular e não apenas como um  parâmetro de avaliação do ensino médio. Está mudança tem como conceito fundamental de tirar a idéia que melhor é uma aluno decoreba do que um aluno que pensa, raciocina. O que algumas faculdades já faziam em seus vestibulares, faculdades como: Unicamp e PUC SP. Fato é que melhor é ter um ser pensante que questiona ao ter um ser que decora e não sabe ver outras linhas de raciocínio, que não tem uma criatividade em seu raciocínio. Mas para isso acontecer de fato, a mudança educacional é fundamental, pois milhares de colégios seguem uma forma canônica de ensino. Ok! Isso é ponto para outro post.

Porém, outro fato que vem mudando a procura por cursinhos pré-vestibulares, é o grande número de universidades particulares que brotaram a partir dos anos 90. Universidades que tem processos seletivos bem menos exigentes e dão facilidades ao acesso à educação acadêmica. Muitas vezes com um currículo e preparação “duvidosos”, porém imediato, rápido e dentro do que as pessoas buscam. Logo, boa parte dos jovens que não tiveram uma boa educação no ensino médio, sentindo-se despreparado para vestibulares de universidades melhores colocadas no ranking de ensino, buscam essas universidades particulares como um meio de obter o nível superior. Além de facilidades como Pró-Uni, mas vale lembrar que as particulares tradicionais,também, estão no Pró-Uni.

Os donos de cursinho não precisam se preocupar, pois sempre existirão os vestibulando de medicina ou os de exatas e humanas que querem uma pública de peso, mas os professores de cursinhos agora terão que refazer as musiquinhas, já que decorar é algo obsoleto, precisam ensinar a raciocinar, pensar!

Momento Real
Me desculpem as pessoas que usam os fretados, mas o transito na região da Paulista melhorou pacas hoje de manhã, veremos as 18h. Mas só de não poderem parar a cada quarteirão da Paulista, ajuda MUITO!

Anúncios

0 Responses to “Cursinhos sem alunos?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: