Design Gráfico Brasileiro: Anos 60; Chico Homem de Melo

Imagem2Porque sempre olhamos para o que os europeus fazem ou fizeram no design?

A resposta, não sei. Foi retórica.

Porém sei que nos latinos americanos temos uma diversidade de trabalhos ótimos em todo o âmbito do design. E muitos pesquisadores estão batalhando para que o design latino seja conhecido. Um desses mestres, pesquisadores e profissional é  Chico Homem de Melo, que possui diversas publicações sobre design, mas uma que li a pouco tempo e achei fantástica foi: Design Gráfico Brasileiro: Anos 60.

É um livro OBRIGATÓRIO a todos que estudam ou trabalham com design.

De uma forma bem acadêmica, Homem de Melo, nos mostra toda a trajetória de diversos artistas gráficos/ designer visuais que nos anos 60 criaram comunicações fantástica dentro da cultura nacional, desde artes para capas de livros ou cartazes ou LP’s como a parte da diagramação de revista. Com imagens e analise detalhada, sempre mostrando o contexto da época.

Os grandes nomes do design nacional, não faltam, já que esses ícones começaram sua projeção naquela época, como Calduro e Wollner, alem de outros. Homem de Mello, descreve a trajetória de cada um desses mestre e ainda um análise de algumas macas que até hoje são fortes e viva, como a marca da TV Cultura criada pelo Calduro.

Através da leitura deste livro, percebe-se que existe um design com base muito forte no Brasil. Um design que vem se desenvolvendo desde os idos dos 50, com forte expressão a partir dos 60.

Não temos nada a dever ao Velho Mundo.

Besitos Soleil!!!

Momento I Wanna Be

Ok! Amo design, tenho muito que aprender ainda…Designer, I wanna be. Ops, já sou!

Anúncios

0 Responses to “Design Gráfico Brasileiro: Anos 60; Chico Homem de Melo”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Desenhando em novas superfícies 😊 (copo da @anatamasia ) #illustration #ilustracao #ilustracion #copo#vaso Lo racional es sensible. #illustration #ilustracion #ilustracao #brain #flowers #cerebro O Universo livre e pleno #illustration #ilustracion #ilustracao #mulher #mujer #woman Los sueños se abrasan para volar lejos ... parabéns Aline! #ilustracion #illustration #ilustracao #ilustrationart #ilustradores #dream #sueños #sonhos Que hacer cuando tan difícil creer? Lloras esperanza... #illustration #ilustracao #ilustracion #lloro #hope #esperaça #esperanza #choro Sobre sentir... #illustration #ilustracion #ilustracao #fellings #sentir Hoje é o aniversário da minha "vovis" brasileira, obvio q não de sangue mas de todo coração e alma! A pessoa q qdo finalmente saí do hospital, lá nos idos de 1979, foi me buscar junto com mamis e papis. É sempre teve uma paciência pra me aturar e com certeza posso dizer que a pessoa que tem todas minhas artes. Desenhos datados de 1980 e poucos. E hoje ele merecia que eu desenhasse a Nossa Senhora, Santa q ela é devota. Não manjo do paranawue santas, mas espero que ela goste. Todo meu amor por esta tia/vovis do ❤️ está em cada pincelada. #illustration #ilustracion #ilustracao #nossasenhora #santa Esas locas ganas de deslizar por el piano en un día de lluvia... #illustration #ilustracao #ilustracion #piano #music #umbrella #paragua #guardachuvas #jazz rabiscando e andando... #rough #boceto #rabisco #esboços

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: