Desapega Design

Que todo designer tem “taras” diferentes é fato, coisas do tipo: comprar um livro pela capa, ter um verdadeiro amor por tudo que seja da Apple, reparar sempre na marca (logo), além de guardar uma quantidade enorme de embalagens…

Esta semana o apego emocional dos designers chegou a ser “notícia” na Folha de SP. Sim. Uma curadora reparou nas mudanças das embalagens da Piraque e levou um susto, já que o design destas embalagens foi feito pela artista plástica Lygia Pape nos anos 60. Outra mudança foi a Sardinha Coqueiro, design feito por Alexandre Wollner. Daniela Name ficou abismada com a suposta “falta de respeito” e memória do design nacional, assim como Wollner diz que é uma esculhambação o que foi feito em relação a coqueiro.

Isso não seria um apego emocional?

O design é uma “ciência humana aplicada”. Ou seja, qualquer projeto de design, seja ele gráfico, visual, moda ou produto tem ligação direta com a sociedade, logo, ao mesmo tempo em que a sociedade se transforma o design tem a obrigação de andar junto. Concordo que as duas embalagens comentadas são parte da história do design nacional e latino americano, porém a sociedade dos anos 60 era uma, a qual tinha outra necessidade de linguagem visual; e a sociedade de hoje é outra, com outras expressões de linguagem.

O fato do redesign dessas embalagens, não significa que não temos uma memória do nosso design, apenas acompanhamos as transformações de linguagens.

Exemplos de transformações de grandes ícones do design não faltam, o mais recente é o da Pepsi. Outros casos conhecidos são o da Shell e da Lucky strike. E não por isso não existe memória de como eram, do ícone inicial, apenas enriquecem a história do design, mostrando o processo de transformações durante os diversos períodos sociais.

Apego emocional de design é válido, assim criamos a memória do design, porém, não é necessário fugir das transformações, de deixar de redesenhar para acompanhar as linguagens. Aí não vale o apego.

Momento I Wanna be

designer! Ok! já sou…agora quero ser comunicadora tanto com imagem como com palavras, adoro acompanhar as transformações na sociedade!

Anúncios

0 Responses to “Desapega Design”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Sobre sentir... #illustration #ilustracion #ilustracao #fellings #sentir Hoje é o aniversário da minha "vovis" brasileira, obvio q não de sangue mas de todo coração e alma! A pessoa q qdo finalmente saí do hospital, lá nos idos de 1979, foi me buscar junto com mamis e papis. É sempre teve uma paciência pra me aturar e com certeza posso dizer que a pessoa que tem todas minhas artes. Desenhos datados de 1980 e poucos. E hoje ele merecia que eu desenhasse a Nossa Senhora, Santa q ela é devota. Não manjo do paranawue santas, mas espero que ela goste. Todo meu amor por esta tia/vovis do ❤️ está em cada pincelada. #illustration #ilustracion #ilustracao #nossasenhora #santa Esas locas ganas de deslizar por el piano en un día de lluvia... #illustration #ilustracao #ilustracion #piano #music #umbrella #paragua #guardachuvas #jazz rabiscando e andando... #rough #boceto #rabisco #esboços mi yo-lirico #illustration #ilustracao #ilustracion #mounth #boca Colorindo a vida... ilustra q fiz para a @analianmp (retrato dela) #illustration #ilustracion #ilustracao Corazón #ilustracion #illustration #ilustracao #corazon #coração #heart #fridakahlo #ilustracion #illustration #ilustracao Ya viene ella... #ilustracion #ilustracao #illustration #rabisco #rough #boceto #fridakahlo

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: