Fuerza Chile

AP Photo/Roberto Candia, Bruno SandovalEm apenas 2 meses de 2010, aconteceram dois grandes terremotos na América: um de magnitude 7,0 na escala Richter no Haiti e outro de magnitude 8,8, também na escala Richter, no Chile. Os dois terremotos chamaram a atenção de todos. Ironicamente dois extremos um país considerado o mais pobre das Américas com o menor IDH, Haiti; e o outro é um país com uma economia em acensão e com um dos melhores IDH americanos, Chile.

Obvio que os dois terremotos causaram começão em todas as pessoas, mas o do Chile diretametne me atingiu, afinal sou chilena; e assim como todos os que moramos fora do país passei o final de semana tentado contato da forma que fosse com todos meus parentes. Mesmo sabendo que o Chile é um país estruturado para catastrofes como esta, a angustia de saber o que ocorria com familiares é sempre enorme. E mesmo o Chile sendo um país com uma tecnologia na área de construção antisismica, a catastrofe deixou muitos estragos que resultou em mais de 200 mortos e muitos desabrigados, na região de Concepción.

O interessante de toda esta catastrofe é ver como a população  se mobilizou para ajudar a reerguer o Chile; A sociedade civil não esperou que apenas o governo fizesse a sua parte, mas sim todo o país a ajudar a levantar o país. Utilizando os meios midiaticos fizeram anúncios para solicitar ajuda, voluntários e criaram páginas, perfis para ajudar a encontrar desaparecidos ou apenas indicar como deveriam ser feitas as doações. Nas ruas casas, prédios, escritórios e até mesmo carros tem bandeiras a meia aste, demonstrando o luto no país pelas vitímas.

O Chile, com esta catastrofe, dá ao mundo um exemplo de organização civil e principalmente de patriotismo.

Fuerza Chile!

Anúncios

1 Response to “Fuerza Chile”


  1. 1 Pauleta março 8, 2010 às 1:32 pm

    Dale, Chilito!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: