Histeria Coletiva

Há um tempo que fico observando as pessoas – não, não sou sociólogo ou antropóloga, mas sou aquela quieta que fica só observando – essas observações já renderam vários post, mas depois destes últimos meses que andei conversando, descubro que a síndrome de peter pan, a necessidade de juventude eterna e todo esse blá blá blá, pode ser misturado tudo no mesmo pote de Histeria Coletiva.

Começa pelo estilo de vida de hoje: Sempre jovem, festeira, viva o momento e seja bem sucedido materialmente. Fato, por mais que você diga: “Não, eu sei levar a minha vida do jeito que eu quero.” MENTIRA! Porque, provavelmente você se desespera se não fizer um happy hour ou de quinta a sexta ficar em casa, bebe pra ficar bebum feliz porque a galera bebe, faz academia e conta as calorias do que come. Deixa contar, tudo isso é um estilo de vida imposto por meios de comunicação. Não acredita? Vem cá, porque você simplesmente num liga pra o ser chato q fica te falando: “Como vai ficar em casa, somos jovens, vamos curtir!” e fala pro chatolino: “Me deixa, hoje quero ser sedentário no meu sofá com uns DVD.”

Porém a Histeria Coletiva, não termina por aí.

Comoções sociais, sim, semana passada muitas pessoas ficaram no fórum, onde estavam sendo julgados Ana Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni, tudo baixo a desculpa de: comoção popular, pedido de justiça e apoio à família. Na verdade tudo é histeria coletiva. Se você falasse com cada pessoa que estava ali, elas na verdade nem tinham idéia de nada, simplesmente estavam a li por estar, porque todos estavam lá e também queriam estar. Aposentados diziam que a ansiedade era tanta que precisavam estar lá, muitas mulheres dava a clássica frase: “Eu sou mãe.” Ok, o que vai mudar na vida dessas pessoas estarem lá? Sinceramente: nada. Apenas um ato de histeria coletiva.

Ainda este ano teremos a histeria coletiva máster: Copa do Mundo. É impressionante como o consumo de tudo aumenta, afinal você ganha brindes da copa e em alguns caso até viagens pra assistir algum jogo. As pessoas fica loucas, desesperadas, histéricas com o jogo, afinal 1 hora antes tudo fecha, o transito fica infernal porque ninguém quer perder o jogo. Sem contar que se você quer simplesmente ir pra casa ao invés de um bar com trilhões de pessoas histéricas, você é praticamente levando a santa inquisição.

O detalhe que algo deveras importante no contexto social, também, acontece este ano: Eleições Presidenciais e Governamentais. Porém este fato não gera nenhuma histeria coletiva, apenas reclamações nas filas de votação com frases do gênero: “Poderia estar na praia”

Momento Nerds
Sim, sou nerds. Detesto ver jogo na multidão, é um entretenimento, mas não muda minha vida pra nada. Me deixem assistir jogo no meu canto e torcer pro uniforme mais design.rs

Momento Cívico
Histeria coletiva é diferente de patriotismo. Pelo amor de Deus coloquem na cabeça que torcer pra uma seleção de futebol ou ficar plantado na frente de um fórum não tem nada, absolutamente, nada a ver com patriotismo.

Anúncios

0 Responses to “Histeria Coletiva”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: