Bullying, nem é tão novo assim…

Nessa última semana o termo bullying tem aparecido com freqüência em diversos meios de comunicação, por pesquisa que mostram que cerca de 70% dos estudantes no país já passaram por alguma situação de constrangimento físico ou psicológico dentro do colégio, que é o significado do termo bullying.

Essa pratica de convivência social entre jovens é mais antiga do que a televisão. Sempre existiu. Apenas há alguns anos que realmente os professores, psicólogos e pessoas do meio da educação começaram a perceber a verdadeira dimensão deste problema social. Uma agressão social que deixa seqüelas, muitas vezes graves. Uma delas que chocou o mundo foi o caso da escola em Columbine, onde garotos entraram atirando em todos os colegas de escola.

Não é necessário ir muito longe, em São Paulo há alguns anos garotos de dois colégio da região do Higienópolis brigaram espancando um dos meninos até quebrarem as pernas dele. Caso ache que é restrito a escolas públicas, é um erro, neste caso eram de duas escolas particulares e tradicionais de São Paulo.

A prática do bullying independe de classe social, só precisa de grupos de adolescentes e a competitividade dos Winners (descolados, populares) e dos Losers (geralmente os nerds, diferentes). Tais definições são colocadas nas cabeças dos jovens por valores passados pelos seus pais e o principal meio de transmissão do que for, atualmente: a mídia. O que ocorre é uma exclusão de quem não segue um padrão, porém essa exclusão é através de agressões psicológicas e físicas, que na minha época ficava restrita ao local de estudo, nos dias de hoje ela ocorre por sms, internet e a escola. Logo as conseqüências psicológicas são piores.

Eu fui uma pessoa que no colégio sofreu certo bullying, afinal, eu era a menina gordinha, com espinha, desajeita, Nerds (continuo até hoje!), que participava do jornalzinho da escola e ficava lendo e desenhando. O que posso falar? É uma terrível convivência social, cruel. Porém tanto que sofre o bullying como quem comete, estão inseguros, ao meu ver, ambos são vitimas.

Se algum adolescente estiver lendo e sofre bullying, cara, passa. Não dá ouvidos, tenta abstrair. Passa. Depois você cresce e faz teu caminho. E como os caras do South Park, falaram em tiros em Columbine, geralmente os populares da escola acabam vendendo seguros e você vai pra faculdade e faz tua vida. No caso os criadores do South Park: estudaram em Columbine, sofreram bullying; e como eles falaram: Estamos aqui com South Park!

*não quis desmercer nenhum vendedor de seguros, apenas é uma frase pelos próprio criadores do South Park, no documentário.

.

.

Momento Eu-Lirico
O assunto é sério, por isso acho legal deixar algo escrito, principalmente pra quem sofre essa crueldade, que deve achar que nem vale a pena continuar na escola. Vale sim! Continua a tua vida…mas corre o risco de terminar uma designer, jornalista, cartunista e viciada musical!rs Tudo dá certo!

Momento Real
Para os pais: prestem atenção em seus filhos. E caso seja o filho: fala para os seus pais o que acontece. E procurem ajuda, um psicólogo sempre é bacana pra papear!

Anúncios

3 Responses to “Bullying, nem é tão novo assim…”


  1. 1 bibi.gil abril 15, 2010 às 7:23 pm

    discordo de uma coisa, Sol. não acho que quem pratica o bullying seja de fato uma vítima, porque ele está protegido pelo seu suposto grupo. quando se é criança e adolescente, o discernimento de algumas atitudes fica conturbado. claro que não dá pra dizer que um menino de 16 anos já não tenha uma noção do que faz, mas só depois de um tempo (ou às vezes nunca) percebe que na verdade aquela cisma com o colega era muito além do que uma simples brincadeira. e se você passou por isso, assim como eu, sabe que por mais que alguém diga “passa”, qualquer sentimento na adolescência é elevado a potências altas e não damos muita bola pro que os adultos dizem, achamos mesmo que sofremos mais do que ninguém e que nunca vai mudar. é super importante ter essa visibilidade do assunto, tanto pros pais quanto pros filhos. quando você identifica a coisa fica mais fácil discutir sobre e sacar se aquilo acontece com você.

    xi, falei muito :p

    é que eu acho o tema interessante, gostei do post, então já viu rs

    • 2 soledadcifuentes abril 15, 2010 às 7:29 pm

      Sim,fui muito imparcial em dizer que os dosi sofrem. Porém depois de algumas conversas percebi isso. E com certeza você tem razão qdo fala do exagero dos sentimentos adolescentes. Pq sim é f* no momento. MAs acho legal que vejam que tudo continua, na hora é punk, mas poxa estamos nos vivas, assim comi muitos q passaram por bullying. E é bom pra os adolescentes q passam por isso, percebam que SIM TEM SAÍDA!…E sobrevivemos a tudo.

      Adorei teu comentário!!!

  2. 3 simone abril 21, 2010 às 2:13 am

    É verdade, sempre existiu e vai existir sempre!
    O ser humano é assim, curte classificar, julgar, fazer o q? Agora q estou em sala de aula vejo como é cruel e complicado, e os educadores muitas vezes não sabem lidar com a situação.

    Eu confesso que já sofri bullying, não por ser nerd, mas porque tinha lordose, era peluda, e… meio artista! rs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Desenhando em novas superfícies 😊 (copo da @anatamasia ) #illustration #ilustracao #ilustracion #copo#vaso Lo racional es sensible. #illustration #ilustracion #ilustracao #brain #flowers #cerebro O Universo livre e pleno #illustration #ilustracion #ilustracao #mulher #mujer #woman Los sueños se abrasan para volar lejos ... parabéns Aline! #ilustracion #illustration #ilustracao #ilustrationart #ilustradores #dream #sueños #sonhos Que hacer cuando tan difícil creer? Lloras esperanza... #illustration #ilustracao #ilustracion #lloro #hope #esperaça #esperanza #choro Sobre sentir... #illustration #ilustracion #ilustracao #fellings #sentir Hoje é o aniversário da minha "vovis" brasileira, obvio q não de sangue mas de todo coração e alma! A pessoa q qdo finalmente saí do hospital, lá nos idos de 1979, foi me buscar junto com mamis e papis. É sempre teve uma paciência pra me aturar e com certeza posso dizer que a pessoa que tem todas minhas artes. Desenhos datados de 1980 e poucos. E hoje ele merecia que eu desenhasse a Nossa Senhora, Santa q ela é devota. Não manjo do paranawue santas, mas espero que ela goste. Todo meu amor por esta tia/vovis do ❤️ está em cada pincelada. #illustration #ilustracion #ilustracao #nossasenhora #santa Esas locas ganas de deslizar por el piano en un día de lluvia... #illustration #ilustracao #ilustracion #piano #music #umbrella #paragua #guardachuvas #jazz rabiscando e andando... #rough #boceto #rabisco #esboços

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: