A Cuia. Design com identidade!

Em sua maioria, as pessoas, confunde design com artesanato, principalmente quando o assunto é a valorização da cultura nacional através de um produto. Sim, é o suficiente para falarem que uma pulseira de fuxico, no caso do Brasil, é uma peça de design nacional.

A questão entre design e artesanato sempre é discutido pelos designers e pessoas do meio. A coisa é bem simples: Design é projetar um objeto (seja gráfico, têxtil ou produto), que será produzido em série, considerando uma estética e funcionalidade; já o artesanato não tem um projeto (normalmente) e mesmo existindo uma produção, as peças desenvolvidas não são idênticas, já que um artesão é o responsável pela elaboração de cada peça.

Seguindo essa idéia de design valorizando a cultura local, os argentinos conseguiram com sucesso juntar o que é um item do dia a dia com o design.

A cuia, “copo” utilizado diariamente por todos os argentinos para beber o chimarrão, ou como eles dizem: el mate – é só ir numa faculdade, por exemplo, que você vê todos os estudantes com seu chimarrão. Passou por um processo de redesign.

Deixando o material tradicional, a cabaça, esta nova cuia é feita de silicone, aquele mesmo tipo de material utilizado para formas de bolo e gelo; criou-se uma forma arredondada e limpa, que na parte superior possui uma elevação com uma secção na qual  encaixa-se a bomba, espécie de canudo usado para beber o chimarrão. Essa roupagem nova traz as cores fortes para este objeto, que antes sempre variava na cor da cabaça.

Essa perfeita união do que é raiz da cultura argentina com o design resultou em uma Cuia moderna e prática, consequentemente ganhando o Influencias 2009 – Premio Argentino a la inovación. O que prova que utilizar o design para recriar um objeto da cultura popular, não tira a identidade, mas sim valoriza.

Momento EMO
¡Gracias, hermanita por el regalito design!

Anúncios

0 Responses to “A Cuia. Design com identidade!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Sobre sentir... #illustration #ilustracion #ilustracao #fellings #sentir Hoje é o aniversário da minha "vovis" brasileira, obvio q não de sangue mas de todo coração e alma! A pessoa q qdo finalmente saí do hospital, lá nos idos de 1979, foi me buscar junto com mamis e papis. É sempre teve uma paciência pra me aturar e com certeza posso dizer que a pessoa que tem todas minhas artes. Desenhos datados de 1980 e poucos. E hoje ele merecia que eu desenhasse a Nossa Senhora, Santa q ela é devota. Não manjo do paranawue santas, mas espero que ela goste. Todo meu amor por esta tia/vovis do ❤️ está em cada pincelada. #illustration #ilustracion #ilustracao #nossasenhora #santa Esas locas ganas de deslizar por el piano en un día de lluvia... #illustration #ilustracao #ilustracion #piano #music #umbrella #paragua #guardachuvas #jazz rabiscando e andando... #rough #boceto #rabisco #esboços mi yo-lirico #illustration #ilustracao #ilustracion #mounth #boca Colorindo a vida... ilustra q fiz para a @analianmp (retrato dela) #illustration #ilustracion #ilustracao Corazón #ilustracion #illustration #ilustracao #corazon #coração #heart #fridakahlo #ilustracion #illustration #ilustracao Ya viene ella... #ilustracion #ilustracao #illustration #rabisco #rough #boceto #fridakahlo

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: