Sakineh Moahammadi Ashtiani, viva.

Cada país tem suas leis, assim como sua cultura e nenhum outro país deve tentar impor uma outra cultura. Afinal deve existir o respeito as nações. Mas até que ponto apedrejar alguém até a morte faz parte de um código de justiça? Até que ponto pode-se considerar cultura um ato desumano desses?

Há um bom tempo o mundo está acompanhando o caso Sakineh Moahammadi Ashtiani, condenada a morte por apedrejamento devido ao crime de adultério. Sakineh não é a primeira mulher a morrer dessa forma no Irã. Porém isso não é uma desculpa para o mundo fechar os olhos para o que ocorre há anos no Irã.

É certo que nenhum outro pais pode mudar ou intervir na constituição e códigos de justiça de um pais. Afinal existe a soberania de cada pais. Mas quando o ato de justiça passa a ter um caráter que viola os direitos humanos, creio ser o momento de intervir. No caso de Sakineh Moahammadi Ashtiani, o presidente Lula formalizou um pedido de asilo político a iraniana e sua família. Muitos dizem que esse ato de oferecer o asilo é um ação pequena, porém é uma ação que inicia uma conversação e uma possível esperança. Já que há anos acompanhamos embargos ao Irã e esses atos mais vigorosos não mostraram até agora nenhum resultado.

O caso de Sakineh Moahammadi Ashtiani, provavelmente não será o último, dessa punição tão cruel que existe no Irã. Mas quem sabe toda essa repercursão na mídia não ajude a manter-la viva e que, talvez, em alguns anos mudem essa punição, ou simplesmente a eliminem, percebendo que certas questões “culturais”(códigos), devem mudar junto à sociedade.

Momento Van Filosofia
“Atire a primeira pedra quem nunca pecou”

Anúncios

0 Responses to “Sakineh Moahammadi Ashtiani, viva.”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: