Lulinha se foi…e entra Dilma

Lula entrega faixa presidencial a Dilma Rousseff

Em 2003, Brasília foi palco de uma grande festa popular e democrática: a posse do então presidente Luís Inácio “Lula” da Silva. Que representou uma mudança na postura e na imagem política do país. Hoje, “Lulinha” deixa a presidência, passando a faixa presidencial para a primeira mulher a presidir o Brasil, Dilma Rousseff.

Foram 8 anos de governo. Com acertos e erros, como acontece em qualquer gestão. Alguns escândalos apareceram, em sua maioria apurados. Alguns pontos foram esquecidos como o caso relacionado à ditadura. Porém os acertos foram marcantes e transformaram o cenário socioeconômico do Brasil.

Saindo da “bolha de São Paulo” e abrindo os olhos independentes da tendência política a que cada um simpatiza, é perceptível a mudança na realidade vivida por milhares de brasileiros que hoje podem realizar sonhos como casa própria com o projeto Minha Casa, Minha Vida; acesso a universidade que venho através do Pró-Uni; jovens que foram inseridos no mercado de trabalho com o Primeiro Emprego; e o Bolsa família, projeto que efetivamente distribuiu renda e ativou a economia em cantos remotos do país. Todos esses projetos, muitas vezes criticados pela minoria do país, a qual precisa andar pelos mais diversos cantos e conversar com os brasileiros que tiveram suas expectativas de vida modificadas. Afinal criticar quando sempre se vive na “bolha” e se alimenta a necessidade de abismo social é fácil.

Luis Inácio “Lula” da Silva deixa a presidência da República Federativa do Brasil com 87% de aprovação, marca histórica. Um presidente que quebrou inúmeros protocolos, que cativou a população com seus comentários e seu modo emotivo. Um operário que transformou a economia deste país, numa verdadeira economia capitalista, como o New York Times diz. Um presidente, agora ex-presidente, que marcou a história política não apenas do país, mas de todo o cenário.

Agora Dilma Rousseff entra fazendo outro marco: primeira mulher a usar a faixa presidencial. Com a tarefa de dar a continuidade às políticas econômicas e sociais da Era Lula, além da difícil tarefa de presidir o país após essa Era. A composição ministerial foi técnica e de fraca projeção política, o que mostra que de fato é uma composição de transição. Dilma que lutou pela democracia, agora democraticamente chegou ao cargo máximo da democracia. Sorte.

Momento Democrático
A América latina é geralmente conhecida por uma cultura machista. Porém já são 12 mulheres a presidirem um país. E na América do sul já são três mulheres eleitas pelo voto direto: Bachellet (Chile/ 2006), Kirchner (Argentina/ 2007) e Dilma (Brasil/ 2011). Acho que a mentalidade tá mais aberta!

Anúncios

1 Response to “Lulinha se foi…e entra Dilma”


  1. 1 Sérgio Gonçalves janeiro 8, 2011 às 3:46 am

    Olá Soledad,

    Meus parábens pelo otimo texto, além de muito bem escrito qualquer leigo ou não simpatizante da política ao ler os 5 paragrafos entende com muita clareza e parcialidade o que foi estes ultimos 8 anos da politica Brasileira… sem contar que, ao começar a ler você não quer mais parar!!

    Faço direito e sou extremamente ligado a política (oq todos deveriam ser, pois assim não elegeriam palhaços), provavelmente pelo curso que faço, a política vem chamado cada vez mais a minha atenção.

    Mais uma vez parábens, e não apenas por este texto expecifico, mas sim pelo demais textos e pelos desenhos tambem, todos com satiras, criticas, e grande inteligencia.

    Sérgio Gonçalves.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: