RJ/SP 01.2011

Todos terem soluções agora é super fácil, a questão que a desgraça aconteceu, sem ninguém ter executado uma das fantásticas soluções

Um fato climático de paises tropicais é uma lata umidade no verão e tempestades fortes durante todo o verão, isso quando não chove em 1 dia o que era equivalente a 30 dias.  No Brasil as chuvas de verão, nas últimas 30 décadas, foram bem presentes. E nessa proporção de chuvas monumentais.

Me pergunto que se nos anos 50 não acontecia algo parecido. Não tenho a menor idéia, nem pesquisei, assumo. Mas com certeza a ocupação urbana era bem diferente da ocupação que temos hoje. E as mudanças climáticas nem existiam.

A região serrana do Rio de Janeiro sofreu uma das maiores catástrofes natural dos últimos anos, ou melhor até o momento essa é a maior catástrofe natural registrada no Brasil. Não adianta todo esse sensacionalismo que milhares de pessoas estão fazendo sobre o fato, muito menos adianta essas soluções que agora todos falam. Essas soluções deveriam existir há muito tempo.

O fato é que a explosão urbana que as grandes cidades sofrem criam esse movimento de ocupação de áreas de risco. Essas ocupações em sua grande maioria são por falta de programas habitacionais junto com a teimosia de alguns indivíduos de se manter no local.

O que vi esta semana tanto em São Paulo, onde Franco da Rocha e Atibaia ficaram baixo d’água devido ao grande volume de água e a abertura das comportas de uma represa, como na região serrana do Rio de Janeiro, foram imagens e histórias que com certeza em 2012 estarão nas mais diversas mídias. Gostaria de dizer que não vai acontecer, mas a realidade não é essa.

Agora alem de colocar políticas públicas em pratica, é um momento de mobilização pra coletar doações para as milhares de pessoas afetas. E não apenas mantimentos, remédio ou roupas. Voluntários como psicólogos, médicos, assistentes sociais e tantos outros profissionais irem ao encontro das vitimas para atender-las.

Momento Real
Difícil é ver todas as catástrofes. Ano passado me assustei com o terremoto no meu pais, Chile, onde parte da minha família vive. Porém todos que compõem o pais saíram a ajudar as vitimas. Diversas campanhas de arrecadação. Isso é patriotismo. Não um jogador de futebol ser recebido por uma torcida, enquanto no outro lado do estado do RJ se contabilizavam os corpos. Acho que Ronaldo Gaúcho deveria fazer uma bela doação para as vitimas. #ficaadica.

Anúncios

1 Response to “RJ/SP 01.2011”


  1. 1 Sérgio Gonçalves janeiro 21, 2011 às 2:21 am

    Olá Soledad, tudo bom?

    Parabéns por mais um pelo texto sensacional!!

    Concordo com vc, infelizmente a expansão urbana aumenta a cada dia sem que haja possibilidade de o Estado se adequar.

    Penso que os principais culpados são os governantes que deixam entrarem em área de risco, tanto eles como os arquitetos que assinam algumas construções inadequadas devem ser punidos.

    Por outro lado temos de pensar nas pessoas que ocupam estes lugares sem autorização, é obvio que é melhor morar nesses lugares de risco do que passarem as noites de baixo de pontes com a cidade cada vez mais perigosa, mas ao mesmo tempo é incrível ver como tem pessoas que não querem sair de lá.

    Tomara que as chuvas deem uma trégua, para que pelo menos os sobreviventes possam fazer um enterro digno aos que já se foram.

    Sérgio Gonçalves.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Sobre sentir... #illustration #ilustracion #ilustracao #fellings #sentir Hoje é o aniversário da minha "vovis" brasileira, obvio q não de sangue mas de todo coração e alma! A pessoa q qdo finalmente saí do hospital, lá nos idos de 1979, foi me buscar junto com mamis e papis. É sempre teve uma paciência pra me aturar e com certeza posso dizer que a pessoa que tem todas minhas artes. Desenhos datados de 1980 e poucos. E hoje ele merecia que eu desenhasse a Nossa Senhora, Santa q ela é devota. Não manjo do paranawue santas, mas espero que ela goste. Todo meu amor por esta tia/vovis do ❤️ está em cada pincelada. #illustration #ilustracion #ilustracao #nossasenhora #santa Esas locas ganas de deslizar por el piano en un día de lluvia... #illustration #ilustracao #ilustracion #piano #music #umbrella #paragua #guardachuvas #jazz rabiscando e andando... #rough #boceto #rabisco #esboços mi yo-lirico #illustration #ilustracao #ilustracion #mounth #boca Colorindo a vida... ilustra q fiz para a @analianmp (retrato dela) #illustration #ilustracion #ilustracao Corazón #ilustracion #illustration #ilustracao #corazon #coração #heart #fridakahlo #ilustracion #illustration #ilustracao Ya viene ella... #ilustracion #ilustracao #illustration #rabisco #rough #boceto #fridakahlo

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: