Sócrates. Profissão ídolo. (RIP 1954 – 2011)

Não sou uma pessoa fã de futebol, daquelas pessoas que vibram e seguem um time de maneira doentia. O que não quer dizer que seja nula no assunto, afinal nos idos dos anos 90 eu era uma são paulina fanática – o que vamos convir não quer dizer nada, também. (rs)

Mas ontem antes de sair vi a notícia que o Sócrates estava internado novamente, com um quadro critico de saúde, pensei: Caceta, agora acho que ela vai embora.

Hoje de manhã abro os dois jornais que costumeiramente abro: Folha de SP e The Guardian (UK). E a surpresa triste, nos dois jornais na capa esta a foto do Doutor Sócrates falando do falecimento deste jogador e pessoa que deixou uma marca interessante no futebol brasileiro e mundial. Sem demagogia, mesmo, ele levou uma nova perspectiva para os jogadores, a de não ficar apenas como um ex-jogador, mas sim que é possível e necessário estudar. Afinal o Doutor não é maneira carinhosa, realmente Sócrates era médico.

Ele fez parte da famosa seleção de 1982, na qual Tele Santana era técnico. E sim, foi a seleção que não ganhou a copa, porém a mais mencionada pela qualidade de jogo. Eu num vi, afinal tinha 3 anos, mas muitas pessoas – incluída meu pai, que também, não é fã de futebol – falam até hoje que era um espetáculo de jogo, aquela seleção.

Porém, o carismático e querido Doutor Sócrates não era apenas um jogador, ele defendia seus ideais políticos e sociais. Durante as diretas fez parte do movimento, chegando a subir em palanques declarando que ele queria as “Diretas Já” ; que ele queria votar para presidente e ficaria aqui no Brasil para ver isso acontecer. Durante o processo eleitoral, das últimas eleições presidenciais, também se fazia presente, defendendo no que acreditava. Um homem que tinha seus ideais de uma sociedade democrática e justa.

Espero de verdade que as pessoas lembrem-se deste homem pela importância esportiva e ícone que foi. Um ídolo para todas as torcidas, independente do time. Um homem com postura, coerência, engajado social e politicamente. E não pelo alcoolismo, que todos que conhecem a história de Doutor Sócrates, sabem que foi a causa de todas as disfunções do organismo dele. Sócrates merece ser lembrando pela qualidade incrível de humano que fo, que era perceptível em suas entrevistas ou se você teve a oportunidade de estar do lado dele, mesmo por uma vez. Como diria o dono da agência onde trabalho, um grande amigo de Sócrates: Esse menino é bom jogador e ótima pessoa, pena que não se cuida, mesmo sendo doutor. (escutei essa frase num almoço…)

Momento Emo
Nem assisto jogo, nem tenho um time (lembrem sou são paulina), mas seria legal ver o Corinthians ganhar hoje, pelo Doutor Sócrates.

Anúncios

2 Responses to “Sócrates. Profissão ídolo. (RIP 1954 – 2011)”


  1. 2 Elcaballero dezembro 5, 2011 às 12:02 am

    Esse título, os outros, e cada dia do Corinthians, vão nos fazer sentir saudade de tudo que Sócrates representou…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: