Camila Vallejo, personagem do ano.

Que há muito tempo as mulheres estão cada vez mais presentes no cenário político mundial é um fato. Este ano o Nobel da Paz foi dado a três mulheres. Mulheres ocupando cargos de importância é cada vez mais usual no cenário político latino americano: Michel Bachelet no Chile, Dilma Rousseff assumiu a presidência do Brasil este ano e Cristina Kirchner foi reeleita na Argentina. E este ano uma jovem líder estudantil apareceu para reforçar essa imagem feminina de líder, Camila Vallejo.

Filha de Reinaldo Vallejo e Mariela Dowling, os dois membros do partido comunista chileno durante a época da ditadura de Pinochet, Camila Vallejo tem espírito de revolucionária. Aos 23 anos, cursando geografia na Universidad de Chile, foi presidente da Federação de Estudantes do Chile (FECH), até novembro deste ano (2010). Liderando os estudantes chilenos, tanto os universitários como os do ensino fundamental, em pró da reforma educacional no país, que tem como principal reivindicação a educação gratuita desde o ensino básico até o universitário – atualmente não há opção de ensino fornecido pelo governo no Chile. Através de passeatas, em sua maioria pacífica, algumas manifestações com um viés de humor e a “toma” (ocupação) de instituições de ensino, Camila Vallejo, demonstrou sua capacidade de estrategista e líder em frente tanto dos jovens estudantes como em relação aos políticos do país e de outros países.

O carisma dessa líder estudantil ultrapassou a Cordilheira dos Andes. Camila foi convidada a participar de manifestações estudantis em Brasília (BR) como, também, foi chamada para algumas ocupações do movimento Occupy. Diversos líderes dos mais diferentes movimentos sociais solicitaram e deram seu apoio a Camila. Assim como alguns artistas, também, transmitiram seu apoio ao movimento estudantil chileno, citando a sua líder. O que levou a jovem chilena ser eleita com 78% dos votos a personagem do ano pelo jornal britânico The Guardian, através de votação dos leitores.

Ainda as reivindicações não foram atendidas. Camila Vellejo não é mais a presidente da FECH, embora seja sua vice-presidente. Mas o movimento estudantil chileno e sua líder, já possuem uma imagem internacional forte. Camila Vallejo chega ao fim deste ano com a imagem internacional de uma jovem líder, estrategista e carismática.

Momento Feminino
Quero ver alguém falar pra ela que tem muito conteúdo e pouco corpo…rs Camila prova que mulher bonita é inteligente e pode ser líder!

Anúncios

2 Responses to “Camila Vallejo, personagem do ano.”


  1. 1 Bruno dezembro 28, 2011 às 3:01 pm

    Carol, é um privilégio brasileiro ou no Chile também há essa onda de chamar estudante que protesta de vagabundo, desocupado etc?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Sobre sentir... #illustration #ilustracion #ilustracao #fellings #sentir Hoje é o aniversário da minha "vovis" brasileira, obvio q não de sangue mas de todo coração e alma! A pessoa q qdo finalmente saí do hospital, lá nos idos de 1979, foi me buscar junto com mamis e papis. É sempre teve uma paciência pra me aturar e com certeza posso dizer que a pessoa que tem todas minhas artes. Desenhos datados de 1980 e poucos. E hoje ele merecia que eu desenhasse a Nossa Senhora, Santa q ela é devota. Não manjo do paranawue santas, mas espero que ela goste. Todo meu amor por esta tia/vovis do ❤️ está em cada pincelada. #illustration #ilustracion #ilustracao #nossasenhora #santa Esas locas ganas de deslizar por el piano en un día de lluvia... #illustration #ilustracao #ilustracion #piano #music #umbrella #paragua #guardachuvas #jazz rabiscando e andando... #rough #boceto #rabisco #esboços mi yo-lirico #illustration #ilustracao #ilustracion #mounth #boca Colorindo a vida... ilustra q fiz para a @analianmp (retrato dela) #illustration #ilustracion #ilustracao Corazón #ilustracion #illustration #ilustracao #corazon #coração #heart #fridakahlo #ilustracion #illustration #ilustracao Ya viene ella... #ilustracion #ilustracao #illustration #rabisco #rough #boceto #fridakahlo

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: