Um tempo Efêmero

e.fê.me.ro
adj (gr ephémeros) 1 Que dura um só dia. 2 Passageiro, transitório. 3 Bot Diz-se das flores que murcham no mesmo dia em que desabrocham. sm Bot Planta melantácea (Hermodactylus niger).

A efemeridade do mundo contemporâneo é um pensamento que tenho com frequência, incrivelmente sempre se acentua depois da SPFW (São Paulo Fashion Week). Obvio que é pela ideia que o mercado da moda é algo volátil – aqui entendendo moda como indumentária. Porém, eu entendo como moda algo além do que vestuário, passa a ser comportamento social que vive uma influencia de diversas ferramentas de comunicação.

A indústria cultural, não apenas produz a cultura dita acadêmica como artes plásticas ou música erudita. Ela também produz a pop cultura. A chamada cultura de massa que influência diretamente no comportamento social. Não só na imagem, mas como as relações humanas acontecem.

Essa cultura do volátil, do passageiro, das coisas que não perduram se faz presente nas relações humanas. O conceito de estar sempre à espera de novas informações, que em 1 minuto já será antigo, vem mudando o modo de entender o que é criar uma relação, transformando, ou melhor, confundindo vínculos com links. As pessoas se perdem dentro da velocidade do mundo contemporâneo, que diariamente bombardeia com a necessidade de “sucesso” e de estar sempre aberto a novas experiências, que os individuas não conseguem criar/ estabelecer relações longas, duradouras, que tenham fundições fortes e estáveis. Não digo que todos devem ficar 10 anos em uma empresa ou casados por 50 anos, mas penso que hoje todos começam uma relação pensando em quando vai terminar e que tem que se manter atento a novas possibilidades. Ou seja, nada é profundo, tudo superficial.

Como diz o sociólogo Lipovetsky, vivemos no Império do Efêmero, mesmo esse sendo o título do livro que ele escreveu sobre um estudo do mercado da moda, passa a ser total aplicável ao comportamento social. Um tempo efêmero com relações tácitas. Porém, se na moda uma espiral vem acontecendo, explico: vários criadores olham para o que foi tendência em décadas passadas e a renovam hoje. Talvez isso aconteça no comportamento dos indivíduos, olhar para como era a relação humana há tempos atrás e apenas renová-la.

Momento Real
Também sou parte desta sociedade efêmera… Mas, tento não deixar a vida tácita.

Anúncios

0 Responses to “Um tempo Efêmero”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: