Violeta, se fue a los cielos. (Chile, 2011)

Violeta Parra, foi uma folclorista, musicista, poetisa e artista plástica, nascida no Chile. Ela é a figura principal deste filme de Andrés Wood, mesmo diretor de Machuca, afinal é um filme biográfico, que teve o roteiro feito por Eliseo Altunaga.

Contar a história da vida de alguém sem se envolver e opinar sobre a pessoa, é algo difícil. Mas Andrés Wood e Eliseo Altunaga, conseguiram. Nem idolatram e nem esculacham esta mulher que lutou para manter a memória folclórica de uma país.

Violeta Parra, viajou pelo mundo e principalmente pelo Chile. A caminhada pelo território chileno foi em busca das raízes do folclore, andança que fez junto ao seu filho Angel Parra. Porém, Violeta era mulher e mãe, alem de artista. O filme mostra essa relação dela com seu desejo de artista, sua necessidade de aplausos; com a parte de ser mãe e como ela enfrentou a perda de uma filha bebê, enquanto ela se apresentava em um pais europeu.

A edição do filme é lenta e confusa. O roteiro falha na falta de contextualização de tempo, não se sabe bem que época se passa o filme, em alguns momentos. A trilha sonora é fantástica pra quem conhece o folclore chileno e latino americano, como pra quem não conhece. E tem aquele viés meio documentário, em alguns momentos, que Andrés Wood usou em machuca.

Momento Real
Decepção. Sim, senti decepção ao descobrir a mulher egoísta que era Violeta Parra. Mas isso não diminui a artista que foi. O trabalho dela é incrível.

Anúncios

0 Responses to “Violeta, se fue a los cielos. (Chile, 2011)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: