Corpos Presentes/ Antony Gormley (CCBB SP)

“Eu questiono a ideia que a resposta da retina é o único canal de comunicação da arte, e a ideia de que objetos são entidades discretas. Eu quero que a obra ative o espaço ao seu redor e cause uma resposta físico-psíquica, permitindo que aqueles em seu campo de influência fiquem mais conscientes dos seus próprios corpos e arredores.” – Antony Gomley

Andando pelo centro velho de São Paulo e com uma olhada pra cima, vi um “corpo” no alto de um prédio. Era uma das esculturas do artista plástico inglês Antony Gormley, que até 15 de julho está com a exposição Corpos Presentes no CCBB de SP.

Gormley, em sua obra, estuda a relação do corpo humano e o espaço. Uma relação real, afinal as esculturas, em metal, tem o tamanho real de um corpo humano e o contexto delas é o cotidiano. Todas com uma expressão corporal muito forte.

 

 

 

 

 

 

A exposição montada no CCBB, começa fora do espaço cultural, pois nas proximidades já existem intervenções do artista. Assim que você entra já existem muitos corpos como se estivessem caindo do teto. Conversando com o segurança do CCBB, ele me contou que tiveram que reforçar algumas estruturas porque o corpos pesam muito (ele disse uma tonelada, mas acho muito) e foram suspensos com cabo de aço. Os 3 andares do CCBB foram ocupados pelo corpo de Gormley e outras intervenções. Corpos construídos por módulos, módulos de arame como se fosse uma sequência de movimentos e as milhares de pessoinhas que ficam te olhando, numa sala preta, esculturas pequenas feitas de argila junto a artesões da Amazônia.

O incrível de toda a exposição é a expressão corporal de cada peça que integra essas intervenções, é possível sentir a emoções de cada corpo, como nas esculturas feitas pelos artesões você se sente observada. Faz quase 1 mês que fui na exposição e pretendo voltar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O catálogo da exposição Corpos Presentes/ Antony Gormley  está disponível em PDF.

Momento Real
Acho que todos esquecem da relação corpo e espaço, afinal muitas vezes esquecemos de nossa relação com nosso corpo.

Anúncios

0 Responses to “Corpos Presentes/ Antony Gormley (CCBB SP)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: