La Otra Mujer, Roberto Ampuero

la-otra-mujer-portada5

Na minha ansiedade por livros, estava pesquisando escritores latinos-hispânicos, quando mamis me recomendou a leitura deste romance de Ampuero, La Otra Mujer. Bom, sendo mamis uma excelente conhecedora de literatura, me joguei no romance da mulher e/ou outra mulher.

Demorei pra engrenar, digamos que o início da leitura foi árduo, mas não desisti. Fui até o fim. Afinal, quem é a tal Outra Mulher?

Amparo escreveu um romance que acontece em dois períodos simultaneamente, passado e presente vão se entrelaçando com o desenrolar da história, afinal é um romance sobre um romance.

Um professor e pesquisador de literatura, que reside em Berlim, recebe um manuscrito de um livro de um desconhecido autor de Valparaíso, Chile. Tal romance se encaixa em sua pesquisa e ele decide ir atrás da história, que tem como personagem principal Isabel, uma senhora da alta sociedade chilena casada com um médico, durante a ditadura de Pinochet. Com a morte do marido, Isabel descobre que foi traída, começando uma investigação para saber que é a outra mulher. Nesse processo de descobrir milhares de informação, Isabel passa a descobrir um país a qual ela não tinha contato, uma situação política que ela desconhecia e a se descobrir dentro desta nova realidade. Paralelamente, o professor vai investigar em Valparaíso sobre o autor e também se depara com descobertas.

Como disse no começo foi um pouco difícil de digerir a escrita de Ampuero, mas depois engatei a leitura. O romance é interessante, o processo de Isabel em se descobrir dentro desta realidade é até doentio, afinal, como ela se perdera tanto dela, como não conhecer a realidade do seu país.

Não sei se este livro está editado em português. Recomendo a leitura, embora seja um romance bem regional chileno, especialmente para muitas mulheres rola uma identificação.

Momento Eu-Lírico
Pra mim foi complexa a leitura, talvez pelo fato de Isabel em alguns momento me irritar profundamente, pois no começo é uma mulher histérica, em outros momentos é uma perdida dentro do próprio país. Depois que entendi esse personagem, ficou mais fácil.

Anúncios

0 Responses to “La Otra Mujer, Roberto Ampuero”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Sobre sentir... #illustration #ilustracion #ilustracao #fellings #sentir Hoje é o aniversário da minha "vovis" brasileira, obvio q não de sangue mas de todo coração e alma! A pessoa q qdo finalmente saí do hospital, lá nos idos de 1979, foi me buscar junto com mamis e papis. É sempre teve uma paciência pra me aturar e com certeza posso dizer que a pessoa que tem todas minhas artes. Desenhos datados de 1980 e poucos. E hoje ele merecia que eu desenhasse a Nossa Senhora, Santa q ela é devota. Não manjo do paranawue santas, mas espero que ela goste. Todo meu amor por esta tia/vovis do ❤️ está em cada pincelada. #illustration #ilustracion #ilustracao #nossasenhora #santa Esas locas ganas de deslizar por el piano en un día de lluvia... #illustration #ilustracao #ilustracion #piano #music #umbrella #paragua #guardachuvas #jazz rabiscando e andando... #rough #boceto #rabisco #esboços mi yo-lirico #illustration #ilustracao #ilustracion #mounth #boca Colorindo a vida... ilustra q fiz para a @analianmp (retrato dela) #illustration #ilustracion #ilustracao Corazón #ilustracion #illustration #ilustracao #corazon #coração #heart #fridakahlo #ilustracion #illustration #ilustracao Ya viene ella... #ilustracion #ilustracao #illustration #rabisco #rough #boceto #fridakahlo

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: