Princesas, DYVAS… porque não?

“I am a princess. All girls are. Even if they live in tiny old attics.
Even if they dress in rags, even if they aren’t pretty, or smart,
or young. They’re still princesses. All of us.
Didn’t your father ever tell you that? Didn’t he?”

Ontem na farmácia vi uma princesa que já foi logo fazendo amizade comigo, ela tinha uns 4 anos. Sim tenho uma facilidade incrível com os mini humanos. Depois falando com uma amiga, ela me contava sobre como a Disney vem mudando a abordagem com as princesas, nos dois últimos filmes as princesas não casam com o “príncipe encantando”. E já faz alguns dias que no twitter, algumas pessoas do Chile, postam coisas de como as pessoas consideram a aparência, como algumas pessoas, digamos mulheres, são influenciadas na sua formação por princesas de contos. Juntei as duas coisas: aparência e princesas e fiquei me questionando, naquela clássica filosofia soleil que faz parte de mim.

Qual o problema de acreditar em princesas? Porque princesas tem padrão? Qual é a piração com o aspecto físico? Porque essa cobrança de consumir beleza? Ser uma mulher de sucesso é ser linda ao estilo princesa Disney? O consumo te faz bela? Faz mal para uma menina acreditar em princesas?

Foi então que na minha mente apareceu a pequena Sara Crewe, do livro (que virou filme) The Little Princess. Para muitas mulheres pode parecer idiota, afinal é uma literatura infanto juvenil. Sara cresceu com um pai que dizia para ela: Você é uma princesa. Todas as meninas são princesas. Dentro de toda a história, um drama com viés de fantasia, Sara fala para a diretora que todas são princesas, independente de riqueza ou beleza ou inteligência ou juventude, todas as meninas são princesas.

Este é o problema hoje. Todos dizem que os dias atuais são mais livres. M E N T I R A! O que mais vejo são mulheres buscando padrões de beleza. Colocando silicone, esticando o corpo, virando praticamente mutantes de tanta intervenção no corpo. Isso sem contar o desespero de emagrecer ou ganhar massa. Sim! As duas coisas acontecem! Mães que fazem das filhas mini modelos, exacerbando a vaidade em crianças. Por outro lado, está o oposto: mulheres que abominam qualquer vaidade, que criam suas filhas em tamanha realidade que castram as crianças das fantasias das princesas, afinal o mundo é cruel e incentivar uma imaginação pode deixar a filha menos feminista.

De boa, qualquer extremo é péssimo. Por isso, a Sara apareceu na minha mente hoje. Porque não ser princesa ou DYVA? Todas são! Ser princesa não é ser perfeita, nem esperar um príncipe encantando. Acreditar numa fantasia, só leva as pessoas terem um momento leve na vida, nas crianças é importante para a imaginação. E porque não ser como o pai da Sara? Mostrar que todas são princesas, dentro das qualidade e defeitos de cada uma. Sem julgar.

Momento Eu-Lírico
Sempre tive problemas com o lance princesas, afinal todas eram loiras. Mas ai tem a Branca de Neve, mas ela é chata. Até que surgiu a Bela, que não fica esperando príncipe, vive a vida dela, mas erra no lance de mudar alguém. Ok! no caso dela deu certo. (ainda tenho o pensamento House: People don’t change). Mulan é uma princesa interessante, afinal ela vai a luta! Mas a Melinda, ganha de todas, afinal é ruiva, não tá nem ai em casar porque deve, curte fazer suas coisas sem se preocupar com o que irão pensar. Acho que por isso algumas pessoas não gostaram de The Brave. XP

0 Responses to “Princesas, DYVAS… porque não?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Desenhando em novas superfícies 😊 (copo da @anatamasia ) #illustration #ilustracao #ilustracion #copo#vaso Lo racional es sensible. #illustration #ilustracion #ilustracao #brain #flowers #cerebro O Universo livre e pleno #illustration #ilustracion #ilustracao #mulher #mujer #woman Los sueños se abrasan para volar lejos ... parabéns Aline! #ilustracion #illustration #ilustracao #ilustrationart #ilustradores #dream #sueños #sonhos Que hacer cuando tan difícil creer? Lloras esperanza... #illustration #ilustracao #ilustracion #lloro #hope #esperaça #esperanza #choro Sobre sentir... #illustration #ilustracion #ilustracao #fellings #sentir Hoje é o aniversário da minha "vovis" brasileira, obvio q não de sangue mas de todo coração e alma! A pessoa q qdo finalmente saí do hospital, lá nos idos de 1979, foi me buscar junto com mamis e papis. É sempre teve uma paciência pra me aturar e com certeza posso dizer que a pessoa que tem todas minhas artes. Desenhos datados de 1980 e poucos. E hoje ele merecia que eu desenhasse a Nossa Senhora, Santa q ela é devota. Não manjo do paranawue santas, mas espero que ela goste. Todo meu amor por esta tia/vovis do ❤️ está em cada pincelada. #illustration #ilustracion #ilustracao #nossasenhora #santa Esas locas ganas de deslizar por el piano en un día de lluvia... #illustration #ilustracao #ilustracion #piano #music #umbrella #paragua #guardachuvas #jazz rabiscando e andando... #rough #boceto #rabisco #esboços

Twito Logo existo


