Selma

selma_xxlg

Pensei que era mais do mesmo da história de um líder admirável que foi Martin Luther King. ERRO! O filme tem como foco a marcha pelos direitos civis que partiu desde Selma até Montgomery em pró ao direito dos negros votarem. Negros, pois em Selma, descobri que na terra do Tio Sam as fichas eram preenchidas (ou ainda são, não sei) pele cor da pele e não pela etinia. Em 1964, os negros já podiam vota, porém alguns estados, em especial os do sul dos Estados Unidos, tornavam impossível a inscrição deles para obter o que era de direito: VOTO.

Dr. King, tinha recebido o Premio Nobel da Paz naquele ano. Era um líder pelos direitos civis do povo afro-americano e pacifista, não acreditava que a violência iria resolver algo. Não queria ver mais mortos de maneira tão injusta. Defendia e lutava pelo direito ao voto, que já era garantido, porém não respeitado. Então foi a Selma e lá engajou a comunidade e viu parte dos membros serem torturados, presos e/ou mortos por lutarem por um direito a voto, por lutarem para serem tratados com a dignidade e respeito que todo e qualquer povo e cidadão do mundo merece. Mas o preconceito racial no sul da terra do Tio Sam sempre foi forte e nojento. Isso é o que mostra este filme. Como os seres humanos ditos dignos tratavam os outros cidadãos de seu país sem nenhum respeito ou humanidade. Dr. King, tentava manter a calma e continuar com fé em tudo que acreditava, mesmo frente a tanta violência. Articulador que era, Dr. king manteve até o fim de sua vida um discurso fantástico. Porém em Selma as cenas de violência e a quantidade morte eram absurdas. E junto a comunidade e a outras frentes que lutavam pelos direitos civis de todos os indivíduos, marcharam em um ato épico, até a capital de Alabama.

Selma é um filme que todos deveriam assistir. Um filme que não teve o devido reconhecimento. Um filme com um viés de documentário, afinal é um fato histórico que está sendo narrado. Um filme que faz ficar pensando como o ser humano pode ser cruel e hipócrita. Um filme que é um choque de realidade porque o que aconteceu em Selma, até hoje acontece em todo o MUNDO! O preconceito racial e social ainda é latente, sem contar que hipócrita, afinal as pessoas que mais se dizem sem preconceito são as que mais se sentem superior e humilham as outras.

Momento Eu-Lírico
Chorei horrores com este filme. O assunto é pesado, muito pesado. E descobrir que um mestre e ídolo, como Martin Luther king, que lutava e deua vida por aquilo que acreditava, era um ser humano que tinha dúvidas, que sentia medo…uma pessoa normal. Só que um normal admirável.

Anúncios

0 Responses to “Selma”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Twito Logo existo


%d blogueiros gostam disto: