# feminista e eu…

Print

Um dia a noite entro no twitter e me deparei com uma hashtag: #primeiroassédio no twitter de uma, que dizia estar revoltada de como algumas pessoas não estavam levando a sério essa #. Curiosa fui ver de que se tratava. CHOQUE. Fiquei impressionada com as histórias.

Tempo depois, começo a ver outra #meuamigosecretoé, esta sempre acompanha de descrições clássicas de homens ( e infelizmente bem conhecidas e praticadas por muitos XYs).

É impressionante como uma simples # causa uma mobilização nas redes. Porém, o que mais me impressionou como muitas mulheres desabafaram suas histórias, infelizmente encontraram muitas iguais e, pior, se depararam com um assédio virtual de pessoas que confrontavam com argumentos levianos e piadas com histórias fortes. A princípio apenas comecei a seguir as histórias, falando especificamente da #primeiroassédio. Consegui me conter até quando vi o quão liviano as pessoas estavam tratando um assunto sério, forte e que traumatiza. Foi então que senti uma necessidade de assumir minha história:

Screen Shot 2015-12-02 at 5.16.54 PM

Por primeira vez na vida tornei parte da minha história em rede sociais. Sempre mantive isso em 4 paredes. Algo que minha psico, meus pais e mais próximos sabiam. Quando vi mulheres contando e todas se apoiando e vi o nível de leviandade que outra parcela tinha com esta #, senti a necessidade de contar. E de algum lugar surgiu uma força enorme que me fez contar. E parece que um peso sai. Perdi o medo de que vão pensar de mim. Pera, porque eu tinah esse medo? Afina, nessa história sou vítima. E uma vítima que assumiu o trauma, que superou ele e me tornei forte. Essa parte da minha vida não me define. Sim me fez ser forte. E isso vale para todos e todas que passaram por um trauma, uma assédio, um abuso: tal fato não te define, o superar só te torna forte e o contar ajuda tanto a ti como a outros que passaram. É possível superar, jamais esquecer.

Triste que histórias baixo #primeiroassédio ou #meuamigosecretoé acontecem diariamente, que talvez, nunca vão para de acontecer… Vamos denúnciar muitas e muitas vezes, mas elas seguirão. Nosso dever é proteger, é denúnciar e sempre, sempre, manter em pauta de discussão e conversação. E, também, nunca fazer justiça com as próprias mãos. O fato dessas # existirem, o fato de um dia eu observar uma delas me fez perder a vergonha do que aconteceu comigo, minha história, infelizmente é igual há milhões de pessoas que têm a mesma cicatriz.

Momento Sole Real 1:
Sempre tive medo do julgamento que fariam ao saberem da minha história. Perdi esse medo. Demorei, afinal isso aconteceu na infância. Isso foi a prova que superei. 

Momento Sole Real 2:
Pessoas, não façam páginas mostrando os machista, os abusadores…Na real, a melhor denúncia é ir a uma delegacia, ir as autoridades certas.

Momento Sole EMO:
Agradeço aos meus pais, tia, irmão e irmã por todo o carinho e apoio que me deram durante o processo terapêutico. E o apoio que dão até hoje. Num é fácil pra ninguém.

 

1 Response to “# feminista e eu…”



Deixe um comentário

¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Los sueños se abrasan para volar lejos ... parabéns Aline! #ilustracion #illustration #ilustracao #ilustrationart #ilustradores #dream #sueños #sonhos Que hacer cuando tan difícil creer? Lloras esperanza... #illustration #ilustracao #ilustracion #lloro #hope #esperaça #esperanza #choro Sobre sentir... #illustration #ilustracion #ilustracao #fellings #sentir Hoje é o aniversário da minha "vovis" brasileira, obvio q não de sangue mas de todo coração e alma! A pessoa q qdo finalmente saí do hospital, lá nos idos de 1979, foi me buscar junto com mamis e papis. É sempre teve uma paciência pra me aturar e com certeza posso dizer que a pessoa que tem todas minhas artes. Desenhos datados de 1980 e poucos. E hoje ele merecia que eu desenhasse a Nossa Senhora, Santa q ela é devota. Não manjo do paranawue santas, mas espero que ela goste. Todo meu amor por esta tia/vovis do ❤️ está em cada pincelada. #illustration #ilustracion #ilustracao #nossasenhora #santa Esas locas ganas de deslizar por el piano en un día de lluvia... #illustration #ilustracao #ilustracion #piano #music #umbrella #paragua #guardachuvas #jazz rabiscando e andando... #rough #boceto #rabisco #esboços mi yo-lirico #illustration #ilustracao #ilustracion #mounth #boca Colorindo a vida... ilustra q fiz para a @analianmp (retrato dela) #illustration #ilustracion #ilustracao Corazón #ilustracion #illustration #ilustracao #corazon #coração #heart

Twito Logo existo


