Andy Warhol, Mr. American

A embalagem do alimento, os artistas que sempre estão em evidencia, ícones políticos do momento, ou seja: o cotidiano de uma sociedade qualquer. Neste caso, o famoso “American way of life”, que inspirou a Andy Warhol a criar peças que são ícones da Pop Art.

Utilizando-se da técnica de serigrafia, Andy Warhol criou muitas telas que imprimiam ícones das sociedade de consumo dos Estados Unidos, que iam desde embalagens como das clássicas sopas Campbells ou garrafas de Coca-Cola até figuras, personagens, da época como a atriz Marilyn Monroe e a Jackie, momento em que fica lotada a exposição, muitas pessoas na frente. Assim como a sala com o papel de parede de vacas, outro instante de superlotação da expo, o divertido é observar bem as vacas que parecem te olhar e tem um estilo bem irônico que lembra muito o criador delas.

Uma obra que chama muito a atenção é a dos travesseiros prateados que ficam “voando” no teto de uma sala, se não me engano chama Nuvem Prateada. Interessante é reparar a ligação com o narcisismo que Andy Warhol fez  entre o prateado e espelho.

Para a maioria das pessoas – afinal Andy Warhol é pop, consequentemente a exposição está repleta de todos, todos os tipos de pessoas das mais diversas tribos, classes, interesses! – uma “novidade”, ou melhor, curiosidade, são os filmes underground, em especial Chelsea Girls, que tem sessões de exibição.

A dica é começar a expo pelo terceiro andar, onde está uma linha da vida de Andy Warhol e a sala de exibição, que aí você já de programa para  a sessão. Ah! E  a capa do disco do Velvet Underground não está, mas vamos combinar que é só ir numa loja de CD.

.

Andy Warhol, Mr. American
Na Estação Pinacoteca, até 23 de maio.

.

Momento I wanna be
Designer! Um dos culpados é ele!rs

0 Respostas to “Andy Warhol, Mr. American”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário




¡Filosofia Soleil!

Just Looking

Não foram encontradas imagens do Instagram.

Twito Logo existo